Make your own free website on Tripod.com

Denise - Turma A
[ Home ] [ História ] [ Capítulos ] [ Ciências ] [ As turmas ] [Contato ]

 

O surgimento das desigualdades sociais

Com o aparecimento dos metais, as pessoas começaram a pegar os metais e fundi-los para poderem virar ferramentas de trabalho na agricultura, pois a agricultura naquela época era o tipo de trabalho dominante. Como as ferramentas, feitas por metais, eram mais fortes do que as feitas com pedras, eles passavam a produzir mais alimentos do que o necessário para a comunidade, ou seja, os excedentes. Eles pegavam os excedentes e vendiam para outras comunidades em troca de alguma coisa, gerando aí, o comércio. Com isso, já surgiram duas classes sociais: os ricos e os pobres.

Mas, além disso, os que possuíam metais também passaram a fazer armas de guerras, aí eles contratavam pessoas, davam – lhes as armas, e treinavam as pessoas para lutar, construindo aí, os exércitos pagos. Com estes exércitos, eles passaram a guerrear contra comunidades vizinhas. Como as armas dos exércitos eram mais fortes do que as armas das pessoas das comunidades, eles ganhavam a guerra. Com isso faziam as pessoas das comunidades  serem seus escravos, surgindo aí, a escravidão. Além de fazerem as pessoas de escravos, eles tomavam a propriedade delas e as faziam pagar impostos, para plantar em suas próprias terras. Surgindo aí a classe dos dominados, e a classe dos dominadores.

Os historiadores descobriram que havia desigualdades sociais, nesta época, porque encontraram túmulos muitos luxuosos que só poderiam ser de pessoas muito ricas.

Denise Ferreira Oliveira Ávila - Turma A

 

Voltar