Ciências

Projeto: Meio Ambiente -  E.M. Marlene Pereira Rancante

Proposta de trabalho - Ciências

Prof. Péricles Brandão Pinto

O "meio ambiente" é hoje um assunto tratado em todos os meios de comunicação e científicos como primordial para a sobrevivência das futuras gerações em nosso planeta. A natureza tem respondido de forma surpreendente à ação devastadora do homem, se mantendo fecunda e renascendo do nada. Atualmente porém, como um doente em fase terminal que não responde mais aos medicamentos, ela vem mostrando em muitos casos sinais de esgotamento e impossibilidade de reação, o que coloca em risco a própria existência da vida.

Diante deste fato, a escola passa a ter um papel fundamental na mudança de mentalidade exploratória para uma mentalidade de coexistência. O homem é parte do sistema, todos os seres, direta ou indiretamente dependem uns dos outros.

A natureza pode ser comparada a uma rede de pescador, onde cada nó tem sua importância, se um deles arrebenta compromete a pescaria.

A proposta no conteúdo de Ciências foi promover uma grande e ampla discussão sobre o tema e transformar os questionamentos em atividades lúdicas (jogos de tabuleiro, teatro, Poemas,etc) resgatando o prazer do estudo dos fatos que envolvem a matéria "Ciências".

Inicialmente, visitamos o Aterro Sanitário onde tivemos oportunidade de observar o destino do lixo produzido em Belo Horizonte. As páginas referentes aos trabalhos de Ciências destinam-se a mostrar o que foi produzido com os alunos.

Recursos Pedagógicos:

Filmes e reportagens sobre a vida animal e vegetal no planeta.

Textos sobre a poluição do ar e/ou da água.

Visita ao Aterro Sanitário de BH.

Teatro de sombras Chinês baseado no CD " Bichos Brasileiros - Saulo Sabino"

Elaboração e construção de jogos sobre o Meio Ambiente.