[ Home ] [ História ] [ Capítulos ] [ Ciências ] [ As turmas ] [Contato ]

“E quem garante que a história

É carroça abandonada

Numa beira de estrada

Ou numa estação inglória

A História é um carro alegre

Cheio de um povo contente

Que atropela indiferente

Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos

Abrindo novos espaços

Acenando muitos braços

Balançando nossos filhos.”

Cancion por la Unidad de

Latino America

Capítulos

As páginas que se seguem são, na realidade, a encruzilhada aberta de dois caminhos. De um lado a idéia da criação de um site que tem como pressuposto básico a construção da memória e o registro de uma história vivida de seis turmas, que no ano 2000, iniciaram a quinta-série, última etapa do segundo ciclo básico de formação, em uma escola da rede pública municipal de Belo Horizonte. De outro lado, a crença na possibilidade da criação de um livro virtual sobre a história da humanidade, escrito pelas crianças.

O trabalho aqui apresentado é uma coletânea dos melhores textos produzidos pelos alunos nas aulas de História. O projeto, em fase inicial, é dividido em vários capítulos. No primeiro, os alunos, na sua maioria com onze anos de idade à época da produção, discutem a questão da devastação da Floresta Amazônica e o polêmico projeto de modificação do Código Florestal Brasileiro apresentado pelo deputado federal Moacir Micheletto(PMDB-PR) ao Congresso Nacional no primeiro semestre do ano passado. Em seguida, os alunos apresentam uma série de poemas que tem como tema, os animais ameaçados de extinção no Brasil e textos que nos ensinam a aprender com as culturas indígenas. Nos próximos capítulos, os alunos escrevem sobre a evolução da espécie humana, a vida e o trabalho na pré-história, discutindo o período paleolítico, a importância da revolução agrícola, e o surgimento das desigualdades sociais. Para fechar a primeira etapa do projeto, apresentamos textos sobre a civilização egípcia e as sociedades escravistas do mundo antigo.

O elemento mais motivante em um projeto desta natureza é a possibilidade de se contar a história a partir da perspectiva das crianças e/ou pré-adolescentes. A partir desse objetivo, da construção de uma história contada pelos alunos, é que procurei veicular os textos mais criativos, evitando os textos elaborados a partir de algum ‘decoreba’, com frases já prontas, trazidas de algum livro didático qualquer. Os leitores muito acostumados com a linguagem técnica e científica dos manuais, certamente irão estranhar o formato dos textos, mas terão a oportunidade de uma experiência bastante interessante e reveladora, onde pode-se aprender e divertir ao mesmo tempo.