Capítulo IV
[ Home ] [ História ] [ Capítulos ] [ Ciências ] [ As turmas ] [Contato ]

AS IDADES DA PEDRA

  Texto Introdutório  

A evolução da espécie humana

  

Há milhares de anos, desde o surgimento da espécie humana, o homem vem evoluindo, e, cada vez mais rápido e com muito mais eficiência.Quando tudo começou, o homem não tinha experiência nenhuma, experiência ele adquiriu com o passar do tempo.

O homem no começo, era caçador e coletor. Ele caçava animais menores e colhia frutas da própria floresta para se alimentar. Também o homem era nômade, não tinha moradia fixa, vivia perambulando pelo mundo a procurar alimentos para sobreviver. Daí o homem começou a evoluir descobrindo o uso da pedra e do fogo. A pedra, ele usava para fazer instrumentos, como: o machado, a faca, a raspadeira e muitos outros; já o fogo ele usava para espantar animais de grande porte e se aquecer, mais tarde a cozinhar alimentos.

Como as armas de caça eram muito inferiores ao tamanho e à força dos animais, o homem recorreu às armadilhas, abrindo buracos e cobrindo-os com galhos próximos às fontes de água. Com a queda, os animais ficavam fracos e os homens esquentavam instrumentos para matar os animais, assim tendo muitas toneladas de carne para o sustento de semanas Daí reuniam de 10 a 12 indivíduos para se alimentar.

Nesse período, a caça passou a ser mais aproveitada. Os ossos serviam de instrumentos, a carne, para consumo, e a pele dos animais servia de vestimentas, tendas, recipientes e etc...A alimentação daquele tempo passou a ser mais variada e o homem passou a colher frutos e outros animais.Com toda essa evolução, o homem aprendeu a lidar com a pesca criando vários instrumentos: o arpão, o anzol, e etc...

 

Com esses hábitos de alimentação, o homem passou a se fortalecer mentalmente e fisicamente, e esses alimentos o ajudaram a evoluir. Depois, o homem conseguiu a domesticação de animais, multiplicando suas reservas de carne.O homem passou a descobrir outras fontes de trabalho e passou a exercer a agricultura, a tecelagem, a manipulação de metais e etc...A partir daí, o homem passou a dominar a natureza.

Para dominar a natureza melhor, o homem passou a andar em grupos coletivos, chamados clãs. Tudo entre os clãs era usado por todos. Ex: A terra, os utensílios e etc...E, no final o fruto do trabalho era dividido em partes iguais.Não havia exploração!Daí os clãs começaram a construir alojamentos para morar todos juntos.

Com o crescimento da caça, da domesticação e da agricultura, a produtividade aumentou, ou seja: produziam mais em menos tempo, assim surgindo as sobras, chamadas de excedente. As pessoas de mais poder no regime começaram a se aproveitar disso, surgindo a exploração, e com o excesso disso, surgiu o trabalho escravo, ou escravidão

 

Hudson Marcus Rodrigues Ribeiro

Turma D

 

  /////////////////////////////////////////////\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

“Eu vou falar de duas épocas em que o homem viveu: O Paleolítico (Idade de Pedra Lascada) e o Neolítico (Idade da Pedra Polida).”

Carlos Alberto Taline dos Santos Júnior – TC

  /////////////////////////////////////////////\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

“O primeiro continente a ser habitado por esses hominídeos foi o continente africano e o último... o continente americano.”

Thiago Augusto Teixeira da Silva - TC.

  /////////////////////////////////////////////\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

“Naquela época, o trabalho era dividido classificando o sexo: os homens caçavam e as mulheres e crianças colhiam... Nesse período, eles não consideravam seu terreno como propriedade privada, e sim, propriedade de clãs.”

Ana Carolina N. Souza- TD

  /////////////////////////////////////////////\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

“Também ocorreu nesse período o povoamento da América. Nas épocas glaciárias, o volume das águas do mar diminuiu, formando assim, uma ponte terrestre ligando a Ásia ao continente americano, que deu passagem, então, ao Homo sapiens sapiens que então se espalhou pela América.”

Emília da Silva Pacheco – TE

  /////////////////////////////////////////////\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

  " Com isso, o homem deixou de ser nômade, pois tinha que ficar em um lugar fixo para poder cultivar."

Victor Augusto Pereira - TC