Make your own free website on Tripod.com

Capítulo V
[ Home ] [ História ] [ Capítulos ] [ Ciências ] [ As turmas ] [Contato ]

 

OS INDÍGENAS E RELAÇÃO QUE TÊM COM A NATUREZA:

O QUE PODEMOS  APRENDER COM OS ÍNDIOS ?    

 

Geiziane G. Menezeb - Turma D

 

O que podemos aprender com os indígenas?

Precisamos aprender mais com os índios. Pois os índios cuidam muito bem da natureza. Não são como nós que só destruímos. Eles vivem naquele lugar com muito amor, para eles aquela terra é tudo, eles não viveriam sem ela.

Nós precisamos aprender com os indígenas a preservar aquele lugar que você vive, não só o lugar que você vive, outras partes da natureza também. Se você nasceu ali, ali ficará sempre a sua história, mas se você destruir, sua história irá embora. Precisamos aprender com os indígenas a amar o lugar que você vive há tantos anos. Precisamos a aprender com os índios não destruir,  não desmatar.

Precisamos pensar um pouco como os indígenas, pensar que se você continuar destruindo a natureza, um dia desses você não tem nem lugar que as pessoas possam viver. Quando eu falo você, eu falo o povo todo, não é só uma pessoa.

Vamos aprender com os indígenas. Há muitas coisas que podemos aprender com eles. Nós podemos aprender vários coisas, basta nós pensarmos um pouco, e  veremos que estamos completamente errados. 

 

-------------------------------

 

 

 

 

Ana Carolina N. Souza – Turma D

Os indígenas e a relação que têm com a natureza

A relação dos indígenas com a natureza é totalmente diferente da relação dos homens brancos. Eles, desde pequenos, aprendem a amar a terra, a cuidar e só caçam quando têm fome e não por esporte. Os homens não sabem a diferença que eles tem em relação aos índios, e logo os chamam de burro etc.

Quando um homem destrói a natureza é só por esporte: gostam de ver uma coisa morta. Os homens, para poder caçar, até matam índios, só para tirar eles do caminho.

Na Amazônia os povos indígenas estão se acabando, quase não existem mais tribos. Devíamos aprender com os índios a não destruir a natureza, não poluí-la, não matá-la , pois é uma das coisas mais importantes que temos em nossas vidas, e se não preservarmos como os povos indígenas, não teremos mais nada disso.

Também devemos aprender a respeitar os outros e não julgá-los pela primeira aparência. O índio não é burro. Só porque eles fazem coisas diferentes não significa que devem fazer as mesmas coisas que a gente. Se prendemos um índio e deixamos ele fora da natureza, ele morrerá, pois não conseguiria ficar longe de uma coisa que tanto ama. E a natureza para um índio é tudo na vida. Eles nasceram e foram morar lá.

 

-------------------------------

 

 

 

 

 

Michelle Dias Silva- Turma E

A RELAÇÃO DOS INDÍGENAS COM A NATUREZA

Os indígenas há muito tempo viviam na floresta sem ser incomodados. Os homens brancos chegaram e, coitados dos indígenas, acabou a paz. Os homens brancos saíram derrubando tudo: flores, plantas, e outras coisas mais, prejudicando os indígenas que tratavam a floresta como se fosse sua própria vida, seu amor inacabável.

Os homens brancos pegavam a madeira para distribuir para várias fábricas. Os indígenas ficavam horrorizados. O tempo foi passando, os índios foram escravizados, e pouco a pouco foram morrendo.

 

 

 

------------------------------- 

 

 

 

 

 

Ana Paula Campos Simões – Turma B

A relação dos indígenas com a Natureza

Tem uma coisa muito forte entre os indígenas e a natureza. Os indígenas nasceram perto da natureza, é como se a natureza fosse uma mãe para eles. Eles não sabem da vida dos homens.

Eles protegem os animais, porque as pessoas não sabem como é importante na vida dos indígenas a natureza, o verde, o meio ambiente.

Os indígenas acharam a natureza sagrada, mas para as pessoas natureza não é nada.

A relação dos indígenas com a natureza é muito grande, é como se a natureza fosse a vida dos indígenas.

As pessoas deviam entender que a vida dos indígenas é a natureza e por isso não deveriam destruí-la.

Para os indígenas não há nada mais sagrado que a natureza e conservá-la sempre. A natureza é tão importante para eles que eles não trocariam nada por ela. 

 

-------------------------------

 

 

 

 

Camila Aparecida Ferreira – Turma E

O que podemos aprender com os índios?

Os índios respeitam muito a natureza e preservam também. Os homens brancos deveriam fazer como os índios, que cuidam, preservam, respeitam o próximo e acreditam em seus deuses.

Eles (os índios) são uma espécie em extinção como muitos animais, e daqui a algum tempo, nunca mais nós vamos tê-los.

Eu acho que o homem devia aprender muito com o índio que honra sua terra, porque o homem vende para ganhar dinheiro para sua própria existência; se fosse pelo menos para ajudar a população pobre, mas não é!

 

 

-------------------------------

 

 

 

 

 

Hudson Marcus – Turma D

O que podemos aprender com os índios?

Com os índios, podemos aprender muitas coisas interessantes, pois eles são inteligentes.

Aprendemos a tomar banho, fazer comida e etc...

Mas também eles nos ensinaram a aprender muitas lições de vida e de cidadania. Ex: Não cortar árvores, explorar da natureza só o extremamente necessário, ajudar o próximo, dividir comida, bebida e etc...

Somos uma raça que deve aprender muito com os índios e se eles acabarem perderemos um povo de alta racionalidade e cultura.

 

 

-------------------------------

 

 

 

 

 

 

Stéfane Andréia S. Gomes – Turma E

O que podemos aprender com os indígenas?

Nós podemos aprender muitas coisas com os índios, como:

. Tratar as pessoas igualmente.

. Cuidar bem dos animais.

. Não poluir as águas.

Em resumo, cuidar bem da natureza.

Nós devemos cuidar da natureza, porque sem ela não vivemos. 

A humanidade corta árvores, os índios não, eles tratam a natureza como se ela fosse uma parte da vida deles. Mas, na verdade, a natureza faz parte de nossa vida, só que nós não reconhecemos isso.

 

 

 

 

-------------------------------

 

 

Emília da Silva Pacheco – Turma E

A relação dos indígenas com a Natureza

Os índios têm uma relação de respeito com a natureza.

O homem mata os animais só pensando no lucro e em sua própria sustentação. Alguns só pensam no dinheiro.

Já os índios não, eles retiram  da natureza o que precisam para sobreviver, e, além disso, eles cultivam e cuidam dos animais.

Muitos acham os índios estranhos e ignorantes, mas não é bem assim, eles tem sua própria cultura e devem ser respeitados. Devíamos aprender com eles a respeitar os seres vivos e os animais, a natureza enfim. Pena que eles estão desaparecendo, eu digo os índios e a natureza.

Eles são a vida da natureza, nasceram com ela. A natureza é deles. Eles a respeitam, como podem tomar-lhes a terra?

 

 

 

 

   

 

 

 

Carta de um Xavante